Realmente acredito que tudo na vida serve, mesmo que no momento presente pareça um grande problema, ou determinada experiência não faça o menor sentido. Muitas vezes fazemos nossos pedidos para a Vida e esperamos que as respostas venham num determinado formato, de uma pessoa específica ou “naquele” lugar. Bom, já tive provas mais do que suficientes que a Vida gosta de brincar com nossa necessidade de controle. Lila, no Hinduísmo, ou o Jogo da Vida representa para mim, Deus nos ajudando a ser mais leves, receptivos e flexíveis!

No lançamento do Blog, contei sobre o caminho para chegar na Praia de Itamambuca em Ubatuba, e criar o CurAmar – Pousada e Centro Holístico. A história que vou contar hoje é sobre como encontrei o espaço e acessei esse lindo nome – CurAmar!

Cresci em uma família religiosa, especificamente Kardecista. Desde criança, recebi essa formação junto com visitas ocasionais a um Terreiro de Umbanda, com meu pai. Sou extremamente grata à disciplina dos meus pais em me manter frequentando as Casas Espíritas, o que me livrou de várias roubadas, especialmente na adolescência. Esse tipo de consciência espiritual que se adquire desde criança, também me fez, depois de um certo tempo, buscar outras abordagens, como a Meditação, o Tantra, o Xamanismo, assim como a Psicologia e os diversos cursos e retiros de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal que já participei.

Foi em um desses processos, chamado PEP – Programa de Expressão de Potenciais, idealizado pela Rita Monte da Semente Una, que o CurAmar foi idealizado. Em uma das dinâmicas, ocorreu o que divertidamente chamamos de “download”. Em um nível mais expandido de consciência, comecei a desenhar a Oca, com pessoas sendo atendidas e o nome surgiu na minha mente de uma forma bastante clara – CurAmar. Foi muito emocionante e um pouco assustador, pois esses “downloads” vem de um lugar “X”, que você não sabe onde é, o que é, e muito menos se está certo ou errado - porque neste lugar não há certo e errado, há simplesmente a necessidade de confiar e realizar... quando esse download acontece, não há como inventar desculpas, criar obstáculos, postergar, embora geralmente seja exatamente isso que fazemos. Foi exatamente o que por um tempo eu fiz e o resultado vocês leram na 1a matéria – 1 semana na cama! Até que a Vida foi legal comigo!

Compreendi que esse download era o Centro de Cura e Desenvolvimento Pessoal que sempre sonhei em ter e lá estava a resposta e já tinha até nome!

Após algum tempo viajando para diferentes lugares, como Bahia, Sul do Brasil, Costa Rica, entre outros, visitando espaços com uma proposta holística, em meio a Natureza, belos e com comunidades estabelecidas e unidas em um propósito comum, tinha em mãos uma lista de prós e contras, afinal estava decidida a fazer uma grande mudança de vida.

Nessa lista de prós e contras, fui percebendo que todos os prós eu tinha em Ubatuba e os contras eram específicos de cada cidade e alguns existiam em todos esses lugares, incluindo Ubatuba. Pensei, “porque ir tão longe se Ubatuba sempre foi minha casa também? Venho para cá desde os meus 5 anos de idade e aqui tenho minhas raízes.”

Então, mais uma busca se iniciou. Comecei a procurar casas e dentre muitas, visitei o espaço onde hoje é o CurAmar. Era uma pousada precisando de reformas e naquele tempo descartei imediatamente, queria o “meu formato”. Lembram do Lila, o Jogo da Vida?!!

Encontrei o que pareciam 2 “incríveis” oportunidades, e “perdi” as duas! Mais uma vez, a Vida brincando com a minha rigidez e controle! Decidi então parar e me render. Fiz uma oração e pedi por mais uma oportunidade, se Ubatuba fosse o lugar para eu estar. Imediatamente entrei na Internet e o mesmo espaço que descartei estava a venda, quase 1 ano depois! No mesmo dia, vim até aqui e o antigo proprietário me recebeu (não era sempre que ele estava em Ubatuba!). Pedi para entrar e fiz mais um pedido, querendo uma confirmação. Ouvi uma voz que me disse, “esse lugar foi feito com muito amor”. Como poderia duvidar? Fechei o negócio na mesma hora. Lembrei de um professor da Universidade que dizia, “as oportunidades são como os trens, só passam 1 vez”. Sinto que uma vez que a gente encontra a resposta, seja ela uma pessoa, um lugar, uma solução, só nos resta agradecer e agir! São oportunidades únicas que só estão esperando nosso sim!

Quando finalmente decidi aonde seria o CurAmar e minha nova Vida, tudo fluiu numa velocidade e fluidez inacreditáveis. A burocracia, a reforma, a mudança, tudo. A Vida só estava esperando o meu comprometimento, um SIM!

Gostaria de encerrar essa história com uma frase de Goethe que sempre me inspirou:

No momento em que alguém assume um compromisso definitivo consigo mesmo, a Providência também passa a agir. Começa a acontecer todo tipo de coisas para ajudar esse alguém, o que não aconteceria se esse compromisso não existisse. Uma torrente de eventos emana das decisões, favorecendo a pessoa com toda espécie de encontros imprevistos e de ajuda material que homem nenhum poderia sonhar encontrar no seu caminho.

E o aprendizado continua, todos os dias! Assim como os milagres... basta abrir os olhos, sentir o coração pulsar a pele arrepiar!

Até a próxima,

Glaucia Marton